Após pesquisa e análise dos impactos ambientais causados no mundo, destacamos alguns temas de relevância, tais como: a falta de água no mundo, o destino correto do lixo, separação do lixo, alimentos transgênicos, processo de fabricação do combustível e poluição do ar.
A escassez de água é uma realidade no mundo, dezenas de países já enfrentam esse problema, a falta de água acontece pelo fato das reservas serem finitas, e a quantidade disponível estar diminuindo, além disso, a demanda tem aumentado por causa do crescimento populacional.
O Fórum Mundial da Água, informou a seguinte situação:
• Em 2025, cerca de 3 bilhões de pessoas viverão em países com conflito por falta de água.
• Apenas 1% da água da Terra pode ser utilizada para o uso e consumo humano. Desde 1950 o uso da água triplicou no mundo.
• A água potável salva mais vidas que todas as instituições médicas do mundo: segundo a ONU, a água contaminada causa 80% das doenças do planeta.
Atualmente na terra temos 97,5% da água salgada que se encontra em mares e oceanos, temos 2,493% de água doce que se encontra em geleiras ou regiões subterrâneas de difícil acesso e 0,007% de água doce que se encontra em rios, lagos e na atmosfera, de fácil acesso para o consumo humano.
Disponibilidade de Água por Habitante/Região (1000m3)
http://www.uniagua.org.br/public_html/website/default.asp?tp=3&pag=aguaplaneta.htm
Com relação à questão do destino correto do lixo, ou seja, a separação do lixo, vale ressaltar que é de extrema importância para a sociedade.
Os benefícios gerados pelo processo de separação do lixo trazem vantagens ao meio ambiente, diminuindo a poluição de solos e rios e gera uma fonte de renda.
No destino correto do lixo temos a coleta seletiva, onde os materiais são separados em: papéis, plásticos, metais e vidros. Com isso as indústrias reutilizam estes materiais para a fabricação de matéria-prima ou até mesmo de outros produtos.
No Brasil nos dias de hoje o projeto de coleta seletiva está nos percentuais de 57,6% nessa perspectiva a coleta é desigual, sendo que 80% das cidades do Sudeste possuem a coleta seletiva e 30% na região centro-oeste.
Em se tratando de alimentos transgênicos, que são alimentos cuja semente foi modificada em laboratório, sendo essa semente modificada para que as plantas possam resistir às pragas de insetos e a grandes quantidades de pesticida. Após realizar a pesquisa conclui-se que estes alimentos podem trazer consequências negativas para a saúde, prejudicando gravemente no tratamento de algumas doenças tanto para os homens quanto para os animais.
Realizadas pesquisas constatamos que os processos de fabricação do combustível ecologicamente correto são apenas: os bicombustíveis e o biodiesel. Os bicombustíveis são fontes de energia renováveis oriundas de produtos vegetais e animais. As principais matérias-primas para a produção são a cana-de-açúcar, beterraba, sorgo, dendê, semente de girassol, mamona, milho, mandioca, soja, aguapé, copaíba, lenha, resíduos florestais, excrementos de animais, resíduos agrícolas, entre outras.
Especialistas afirmam que a utilização do bicombustível oferece uma série de vantagens: emite menos gases poluentes durante a combustão, contribui para o aumento de emprego na zona rural, é uma fonte renovável e reduz a dependência de fontes de origem fóssil.
O Biodiesel é fabricado a partir de fontes renováveis (girassol, soja, mamona), é um combustível que emite menos poluente que o diesel.
Em relação à poluição do ar, as consequências que podem causar a saúde são desde irritação nas mucosas dos olhos e nariz, ardor e desconforto de garganta até agravamento com sérias debilidades como bronquite crônica e enfisema, contribuindo para o desenvolvimento de problemas cardiovasculares e pulmonares.