Páginas

"Sem a curiosidade que move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo, nem ensino". (Paulo Freire)



quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Até 2015, Coreia do Sul deve substituir cadernos por tablets

(Fonte da imagem: The Chosun Ilbo)

Planos do Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia do país incluem a criação de um sistema de ensino pela nuvem.

O Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia da Coreia do Sul anunciou na última quinta-feira (30 de junho), que até 2015 todas as escolas do país devem substituir cadernos de papel por dispositivos eletrônicos. Para possibilitar a criação de um ambiente interativo no qual os alunos podem estudar melhor e por mais tempo, o governo deve gastar mais de US$ 2,4 bilhões de dólares.

Os novos livros de ensino digitais devem ser introduzidos aos poucos nas escolas e, em uma primeira etapa, vão conviver com os cadernos e livros de papel. Segundo representantes do ministério, os dispositivos vão conter todo o conteúdo dos materiais tradicionais, com a inclusão de conteúdos multimídia e uma área de perguntas frequentes, com o objetivo de ajudar alunos a compreender melhor as lições.

Os estudantes também vão contar com um sistema baseado na nuvem, que poderá ser acessado a partir de qualquer lugar através de um tablet pessoal. Para tornar isso possível, o Departamento de Educação, Pesquisa e Informação do país ficará responsável pelo estabelecimento de um imenso servidor, além da construção de uma rede Wi-Fi que abranja todas as escolas.
Ensino digital

Segundo o Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia, ficará a cargo de cada escola decidir quais os materiais de ensino utilizados, estabelecendo quais assuntos serão passados aos alunos das diferentes séries. A expectativa é que a transição se dê de forma simples, já que muitas das crianças do país cresceram acostumadas ao meio digital.

O governo do país também planeja providenciar tablets de forma inteiramente gratuita para famílias de baixa renda, além de disponibilizar online todo o conteúdo das aulas. Assim, estudantes que perdem algum dia de aula poderão recuperar lições perdidas de forma facilitada. O ministério afirma que isso será especialmente importante para o ensino de crianças que sofrem com doenças graves e, devido a isso, passam por longos períodos de interação.

Fonte: http://www.tecmundo.com.br/11232-ate-2015-coreia-do-sul-deve-substituir-cadernos-por-tablets.htm#ixzz1bDtXdbP7

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Texto: Certezas Provisórias e Dúvidas Temporárias

Quais os impactos ambientais que podem ser observados no mundo?

Após pesquisa e análise dos impactos ambientais causados no mundo, destacamos alguns temas de relevância, tais como: a falta de água no mundo, o destino correto do lixo, separação do lixo, alimentos transgênicos, processo de fabricação do combustível e poluição do ar.
A escassez de água é uma realidade no mundo, dezenas de países já enfrentam esse problema, a falta de água acontece pelo fato das reservas serem finitas, e a quantidade disponível estar diminuindo, além disso, a demanda tem aumentado por causa do crescimento populacional.



O Fórum Mundial da Água, informou a seguinte situação:

• Em 2025, cerca de 3 bilhões de pessoas viverão em países com conflito por falta de água.
• Apenas 1% da água da Terra pode ser utilizada para o uso e consumo humano. Desde 1950 o uso da água triplicou no mundo.
• A água potável salva mais vidas que todas as instituições médicas do mundo: segundo a ONU, a água contaminada causa 80% das doenças do planeta.
Atualmente na terra temos 97,5% da água salgada que se encontra em mares e oceanos, temos 2,493% de água doce que se encontra em geleiras ou regiões subterrâneas de difícil acesso e 0,007% de água doce que se encontra em rios, lagos e na atmosfera, de fácil acesso para o consumo humano.
Disponibilidade de Água por Habitante/Região (1000m3)

Fonte: N.B. Ayibotele. 1992. The world water: assessing the resource.
http://www.uniagua.org.br/public_html/website/default.asp?tp=3&pag=aguaplaneta.htm

Com relação à questão do destino correto do lixo, ou seja, a separação do lixo, vale ressaltar que é de extrema importância para a sociedade.
Os benefícios gerados pelo processo de separação do lixo trazem vantagens ao meio ambiente, diminuindo a poluição de solos e rios e gera uma fonte de renda.
No destino correto do lixo temos a coleta seletiva, onde os materiais são separados em: papéis, plásticos, metais e vidros. Com isso as indústrias reutilizam estes materiais para a fabricação de matéria-prima ou até mesmo de outros produtos.
No Brasil nos dias de hoje o projeto de coleta seletiva está nos percentuais de 57,6% nessa perspectiva a coleta é desigual, sendo que 80% das cidades do Sudeste possuem a coleta seletiva e 30% na região centro-oeste.



Em se tratando de alimentos transgênicos, que são alimentos cuja semente foi modificada em laboratório, sendo essa semente modificada para que as plantas possam resistir às pragas de insetos e a grandes quantidades de pesticida. Após realizar a pesquisa conclui-se que estes alimentos podem trazer consequências negativas para a saúde, prejudicando gravemente no tratamento de algumas doenças tanto para os homens quanto para os animais.




Realizadas pesquisas constatamos que os processos de fabricação do combustível ecologicamente correto são apenas: os bicombustíveis e o biodiesel. Os bicombustíveis são fontes de energia renováveis oriundas de produtos vegetais e animais. As principais matérias-primas para a produção são a cana-de-açúcar, beterraba, sorgo, dendê, semente de girassol, mamona, milho, mandioca, soja, aguapé, copaíba, lenha, resíduos florestais, excrementos de animais, resíduos agrícolas, entre outras.
Especialistas afirmam que a utilização do bicombustível oferece uma série de vantagens: emite menos gases poluentes durante a combustão, contribui para o aumento de emprego na zona rural, é uma fonte renovável e reduz a dependência de fontes de origem fóssil.
O Biodiesel é fabricado a partir de fontes renováveis (girassol, soja, mamona), é um combustível que emite menos poluente que o diesel.




Em relação à poluição do ar, as consequências que podem causar a saúde são desde irritação nas mucosas dos olhos e nariz, ardor e desconforto de garganta até agravamento com sérias debilidades como bronquite crônica e enfisema, contribuindo para o desenvolvimento de problemas cardiovasculares e pulmonares.



quarta-feira, 6 de julho de 2011

Atividade do Curso de Elaboração de Projetos

Quais os impactos ambientais que podem ser observados no mundo?

Certezas Provisórias:

  • Faltará água no mundo;

  • O destino do lixo é correto;

  • Separação do lixo é realizada corretamente;

  • Alimentos transgênicos são saudáveis;

  • Fabricação do combustível prejudica o meio ambiente;

  • A poluição do ar prejudica a saúde;


Dúvidas Temporárias:

  • Será que faltará água?

  • Será que as pessoas separam o lixo?

  • Os alimentos transgênicos fazem bem a saúde?

  • O processo de fabricação do combustível é ecologicamente correto?

  • De que forma a poluição do ar prejudica a saúde?

segunda-feira, 28 de março de 2011

Todos somos educadores

Num sentido amplo, todos somos educadores...

Somos "educadores",
porque ensinamos
- consciente ou inconscientemente -
formas mais ou menos interessantes de viver,
que podem servir de estímulo para evoluir
ou de pretexto para manter-se na mediocridade.

Somos educadores,
quando vamos nos construindo
como pessoas melhores, mais equilibradas,
mais competentes
profissionalmente,
emocionalmente,
socialmente.

Somos educadores de nós mesmos,
se vivemos cada etapa da vida com coerência,
aprendendo a lidar com nossas dificuldades,
contradições, defeitos,
e avançamos, no ritmo possível,
tornando-nos pessoas mais afetivas, engajadas, realizadas.

Somos educadores,
quando contribuímos para motivar as pessoas
que estão perto de nós,
quando transmitimos esperança,
quando ensinamos valores humanizadores,
principalmente pelas nossas ações.

Somos educadores,
quando construímos uma trajetória pessoal,
familiar, profissional e social digna,
crescente e rica em todas as dimensões.

Muitos não acreditam no seu potencial de crescimento
e, infelizmente, se perdem ou se contentam
com uma vida superficial,
consumista, autocentrada e insignificante.

Vale a pena - ao olhar para nossa vida, tão rápida e insegura –
constatar que está valendo a pena,
que nosso saldo é positivo,
que não nos contentamos simplesmente em sobreviver,
que nos realizamos cada vez mais
- com problemas e contradições -
como pessoas mais abertas, humanas e atuantes socialmente.

Autor: José Manuel Moran.
Fonte: http://moran10.blogspot.com/search/label/professores

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Microsoft se rende ao mundo Linux


A Microsoft admitiu que uma ferramenta utilizada no Windows 7 usa códigos desenvolvidos pela comunidade Linux e liberados sob licença GPL v2.
A ferramenta em questão é um conjunto de códigos usado para tornar mais rápido o boot do Windows 7 em netbooks. A presença de códigos Linux no Windows 7 já havia sido apontada por programadores da comunidade Linux, mas só agora recebeu uma confirmação pública da Microsoft.

Em blog, o gerente da Microsoft para open source 7 Peter Galli afirma que “após uma investigação preliminar” a companhia constatou a presença de códigos Linux na versão do Seven para netbooks.

Galli disse que o recurso foi desenvolvido por parceiros, o que segundo ele não diminui a responsabilidade da Microsoft no caso, já que a companhia deve saber que códigos seus fornecedores estão usando.

O uso de códigos Linux pela Microsoft não é errado do ponto de vista legal, já que a licença GPL v2 torna os códigos publicados sob essa versão livres para uso.

A Microsoft anunciou ainda que tornará públicos os códigos da ferramenta de auxílio ao book que leva informações criadas pela comunidade Linux.


Fonte: http://info.abril.com.br